sábado, 3 de outubro de 2009

Como os jornais registraram a escolha do Rio como sede das Olimpíadas de 2016

Já tô me achando. Depois de olhar, postar e comentar as primeiras páginas dos jornais no dia seguinte à morte de Michael Jackson, resolvi fazer o mesmo agora, para ver como foi retratada a vitória do Rio, escolhido para ser a sede dos Jogos Olimpícos de 2016.

A notícia em si todo carioca, quiça todo brasileiro, já sabia. A maioria deve ter acompanhado ao vivo, seja pela TV, rádio ou internet. Então, não precisava comunicar que a Olimpíada seria no Rio, não é mesmo? Acho que as melhores deste sábado foram aquelas que brincaram com a notícia, comemoraram, cobraram... foram além.

Olha só como apenas dar a notícia fica blasé:

Jura? Não sabia...

Parece que o Brasil não ficou feliz, a tirar por aí...

Apesar de quase igual à Folha, acho que o Estadão ainda se saiu melhor na manchete. Na questão da foto, a da Folha é boa, mas a do Estadão acho que ficou com mais cara da festa em Copacabana, e não com jeito de qualquer comemoração, inclusive vitória da seleção.

Alguns tentaram inovar e fazer graça. Na minha opinião, nem tudo funcionou. Veja só:


Até acho legal pôr as fotos dentro dos anéis, mas misturar Tolkien, Cristo e Olimpíadas não sei não...

País do futebol é clichê, batido. Podia ter ficado, no máximo, para a Copa, em 2010.

Eu gostei da ideia. Mas acho que faltou algo. Cristo vestido também não me parece legal. Mandar aquele abraço para as outras cidades é criativo e pertinente. Além disso, puxam bem a sardinha para o lado de lá, com notícia sobre futebol olímpico em Belo Horizonte.


Olha, agora, quem brincou e mandou bem, ou apenas conseguiu resolver de uma maneira que não cansasse o leitor:


Meia Hora pegou carona no Twitter. A frase, realmente, é a cara do tabloide.

Bacana também. Boas fotos e a tradução da frase de Obama, presidente do país que era considerado um dos nossos concorrentes mais fortes. E que tem vários outros significados nesse momento.

Achei legal o "Riooooo"!! É o grito de comemoração, é a incorporação da linguagem de internet e criativo.


Comentou e brincou. Vale! Acho até que nenhum outro deu a notícia sob essa perspectiva. Sem falar na pegada da fé. Legal as três fotos: amarelou, arrepiou e emburacou.

Rio deu olé em Madri, e o Diário não perdeu a piada.

Alegre e em cima!


Dentre todas as que vi, escolhi as minhas duas favoritas.

Essa eu achei que ficou muito bonita. A foto é ótima. Fala sozinha pela vibração, cores e a bandeirinha Rio2016, repara. Não precisava nem de manchete, mas a escolhida é super pertinente, não é nenhum exagero. A única coisa que não gostei foi o anúncio do bebê da Ivete :-S


A do Globo também ficou muito boa. Combinou duas coisas muito importantes: a vibração e a cobrança. Jornalismo é isso aí. A foto é legal, a intervenção dos aros olímpicos na marca do jornal é simpaticíssimo (raro haver coisas assim no logotipo), a manchete é inteligente... até o anúncio da Nike combinou. Na minha humilde opinião, o leitor de um jornal desse porte, com sede na cidade sede, não esperava menos do que um sinal de que o jornalismo acompanharia de perto os projetos para as Olimpíadas. O Globo mostrou que vibrou com a vitória, mas não se deixou levar pela comemoração.

Para terminar, veja a imagem da derrota nos Estados Unidos, Espanha e Japão. Sem comentários.





Um comentário:

  1. Gostei mais a capa do Diário de Pernambuco,ficou muito boa.
    Lá e aqui.Os "poderosos" e o povão.
    Todas muito boas!

    ResponderExcluir