sexta-feira, 15 de março de 2013

As escolhas das semanais para a capa histórica sobre o Papa Francisco

Também fiquei de olho na maneira como as capas das revistas semanais registraram a escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como Papa. Vamos a elas!

"Era Franciscana", de "Isto é", foi o melhor título, na minha opinião. E esse amarronzado da parede da Basílica caiu muito bem, pois marrom é cor usada por São Francisco. Deu um contraste interessante e suave.


A foto de Francisco tomando chimarrão é diferente, é interessante, mas também é bom lembrar que nessa foto ele ainda não era Papa. Entretanto, se o objetivo da revista era se destacar em banca, pode ser que consiga chamar mais atenção pela peculiaridade.


"Veja" usou a foto tradicional do anúncio, em fundo preto. Até aí, normal. Contudo, não achei que a cor azul foi boa escolha. O azul não me remete à igreja, nem ao papado, nem ao Vaticano e, muito menos, a São Francisco. A cor não combinou, na minha opinião. Ela poderia ter trazido uma informação a mais, porém não trouxe. Em tempo: o azul, na liturgia, é usado em festas marianas.




"Time" optou por uma capa bem minimalista, seguindo bem seu estilo gráfico. A foto é boa, mas foi tão usada pelos jornais e pela internet... Achei que ficou tudo muito parecido ao que vi no dia seguinte ao anúncio, (vejam minha análise dos jornais aqui).



Simpatizo muito com fotos que cobrem parte do título. A manchete, porém, ficou forçada. Parece que a Igreja reconhece nove Franciscos como santos. Ainda não sabemos exatamente em quem o Papa se inspirou para escolher seu nome.




"Newsweek" foi a única a fazer diferente. E eu sempre louvo quem tenta inovar. Pelo que vi, os editores inovaram não apenas diante dos concorrentes, mas com relação a si mesmos. A revista postou uma série de capas históricas em seu tumblr. E essa é completamente distinta de todas as outras. 

Eu gostei da foto. Achei emocionante. Há muito não se via os católicos tão emocionados diante da escolha de um Papa, já que Bento XVI não é tão carismático e João Paulo II ficou muitos anos na cadeira de Pedro. Acho que ninguém mais se lembrava dessa emoção. A Newsweek, então, registrou pra sempre o momento. Valeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário