quarta-feira, 31 de julho de 2013

A chegada do Papa Francisco ao Brasil pelos jornais

O Papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude na segunda-feira, dia 22 de julho, e decidiu ir em carro popular do aeroporto internacional, na Ilha do Governador, até a Catedral Metropolitana, no Centro. Porém, o Santo Padre ficou congestionado no trânsito da Avenida Presidente Vargas, uma via muito importante do Centro da cidade, no que foi apontado como uma falha grave de segurança e planejamento. Apesar disso, uma multidão foi às ruas saudar o Sumo Pontífice, que passou de papamóvel. Foi uma festa muito bonita. Depois, Francisco fez discurso em evento com autoridades no Palácio Guanabara. E o que os jornais mostraram? Vamos ver nesse post atrasado. Afinal, eu fiquei ocupadíssima com a JMJ e o meu TCC da pós. Tudinho na mesma semana.


"O Globo", "Folha de S. Paulo", "Extra", "Estado de S. Paulo" e "Estado de Minas" fizeram as mesmas opções de foto: festa com o Papa + manifestação em frente ao Palácio. "O Globo" e "Extra" incluíram ainda a foto do congestionamento. 


"O Globo" foi praticamente descritivo na manchete.



"Extra" criou um neologismo: "papamável". Não curti não.



Assim me parece que o "Estado de S. Paulo" encontrou algum tom político no discurso do Papa.


"Folha" também dá uma politizada no discurso papal, não?


O diário mineiro usou como manchete uma das frases de mais impacto do discurso papal.


Já o "Correio Braziliense" estampou o fato de o Papa ter ficado preso em um congestionamento e acusa a Segurança, chamando-a de "aloprada". Foi o único jornal incisivo nessa história.



Jornais de uma foto só.

"Zero Hora" - A frase de efeito


"Diário de S. Paulo" - manchete nacionalista



"O Dia" - manchete religiosa



"Meia Hora" - manchete "Seu Boneco" . E o jornal ainda falou da falha na segurança.




A pior capa, na minha opinião, foi a do "Correio". Não pode colocar uma foto da roupa do Papa tapando seu rosto. Sem qualquer propósito.



E os Argentinos? Papa no Brasil, só depois da dobra. "Clarín" e "La nación" deram uma foto do Papa no Papamóvel, entre a multidão, e falou de sua boa recepção.




E as melhores capa do dia segundo o Newseum foi pra qual assunto? Para o nascimento do príncipe britânico, filho de William e Kate. Destaquei a que achei melhor, de um jornal austríaco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário