domingo, 21 de julho de 2013

O Papa vem aí: jornais e revistas às vésperas da chegada de Francisco ao Rio

Neste domingo, a dois dias do início da Jornada Mundial da Juventude e na véspera da chegada do Papa Francisco ao Brasil, jornais e revistas abordaram questões variadas, desde os desafios do catolicismo até assuntos econômicos, passando pelo perfil do pontífice. Vamos ver algumas capas.


Folha de S. Paulo

Hoje, a primeira do jornal paulista aparece como Top Ten no Newseum. A única capa brasileira entre as dez melhores deste dia.
A "Folha" fugiu do óbvio ao escolher São Francisco como ilustração. Nada de Papa, nem de peregrinos com as blusas da JMJ, como se tem visto muito nesta semana que antecede à jornada. Foi uma solução boa mesmo. A manchete também é muito oportuna: cai o número de católicos como nunca se viu. É o desafio. E os jornalistas devem mostrar e montar o perfil do católico. Isso é jornalismo. Há muitas reportagens nos jornais e TVs que mais parecem releases da JMJ. 
Crítico.





Correio Braziliense

O "Correio" também optou por focar nos desafios que o Papa enfrentará no Brasil (e no Rio) em momentos tão turbulentos politicamente como estes em que vivemos. Usou a foto que foi "a foto" do dia de ontem: uma imagem do Papa rezando pela JMJ na Basílica de Santa Maria Maggiore, no Vaticano.
Crítico.




 O Globo

O carioca "O Globo' usou uma foto que expressa bem o que os moradores do Rio tem visto nas ruas: grupos animados de fiéis/turistas da JMJ. A manchete "Entre bênçãos e protestos" ficou justa, pois os jornais estão acompanhando a marcação de manifestações para os dias e locais em que Francisco celebrará. No entanto, a manchete explora o lado mais superficial e imediato da visita e não mergulha fundo nas questões-chave do catolicismo moderno (o que também não acontece no caderno especial do periódico).
Festivo.



O Estado de S. Paulo

O "Estadão" não dedicou sua manchete a assuntos relacionados à visita do Papa nem ao perfil do Pontífice. Após a dobra, do lado direito, o jornal fala sobre os roteiros de Francisco em carro aberto. Apenas. Quer dizer, o Estado de S. Paulo não valorizou a visita do Papa (pelo menos nesta edição dominical).
Curto.



Extra

Sem foto relativa à JMJ na primeira página. A manchete "Veteranos de Jornadas dão dicas para aproveitar a visita do Papa" não alcança a importância do evento.
Festivo.




O Dia

Foi extremamente regional, quase bairrista, ao criticar os preços do Rio às vésperas da jornada. Obviamente que é muito válido registrar essa inflação. Mas o jornalismo poderia ter ido além.
Crítico. Curto.




Carta Capital

A revista aproveita a visita para fazer um balanço dos cem dias de pontificado do Papa Francisco. Oportuno.
É válido tentar fugir da ilustração óbvia, mas não gostei do resultado da capa. 
Crítico.



Época

Chama pelo exemplo de vida do Papa. Ao final, fala da segurança do pontífice.
Festivo.





Veja

Pretende fazer uma análise do fato de ter uma Papa como Francisco no Brasil em um momento de efervescência política. Vale a pensata.
Analítico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário